Total de visualizações de página

terça-feira, 17 de maio de 2011

linguajar corriqueiro descompromissado que lembra muito uma pessoa CHATA QUE EU ADORO!!!

A Língua na boca do povo
(Adrião Neto)

 OBS: AS DE VERMELHO SÃO AS MAIS USADAS PELO CHATO QUE EU ADORO...KKKK



Exclamações:

Arre! Arre égua!, Caramba!, Cruz Credo!, Droga!, Égua!, Êita!, Êita merda!, Êita porra!, Oba!, Ôcha!, Ôcha pôcha!, Ôcha porra!, Ôche!, Opa!, Ora!, Ora bolas!, Ora essa!, Ora ora!, Ora veja!, Orra!, Orra merda, Orra pôcha!, Orra porra!, Orre!, Orre diacho!, Orre merda!, Orre pôcha!, Orre Porra!, Oxente!, Pôcha!, Pôcha vida!, Puta merda!, Puta que pariu!, Tá doido home!, Vixe!, Vixe Maria!, Vala-me Deus!



Interrogações:
Cuma?, E apois?, E ontonce?, Ié?, Hâm?, Hêm? Húm?, Quidiabeisso?, Prá mode?


Afirmativas:
Agaí!, É vero!, Hân-rân!, Hên-quém!, Hên-rém!, Hún-rúm!, Nhá sim!, Nhar não!, Nhô sim!, Nhor não!, Pois não!, Pois sim!

Negativas:

Dadonde!, De jeito maneira!, De jeito nin’um!, De Nelson!, Hân-hâm!, Hên-hêm!, Hún-nan!, Hún-húm!, Jamé!, Nan-nan, nan-nan!, Nan-nin, nan-nin!, Nem na China!, Nem que a vaca tussa!,


Advérbios e locuções adverbiais:
Aculi!, Amen’ã!, Aonde o cão perdeu as bota!, Bem cedim!, Daquipapoco!, Dispois damen’ã!, Ditardin’a! Do tempo do bumba!, Do tempo do ronca!, Indagorin’a!, Maiscumpoca!, Na baixa da égua!, Na caixa prego!, Na cuchichina!, Na boca da noite!, No ano retrazado!, No dia que galinha criar dente!,No dia de São Nunca a tarde!, No quebrar da barra!, No pingo do meio-dia!, Nos cafundó do Judas!, Nos quintos do inferno!, Ônte!, Ontônte!, Treisnontônte!


Cumprimentos:
Bõrdia!, Boastarde!, Bornoite!, Olá!, Quequiá?, Cuma Vai?



Comparações ou Símiles:
Berra mais do que bode embarcado!
Fala mais do que o home da cobra!
Mais alegre do que pinto no lixo!
Mais alto do que o sete estrela!
Mais apertado do que pinto no ovo!
Mais atrapalhado do que cachorro em procissão!
Mais atravessado do que pau de lata!
Mais enrolado do que pagamento de prefeitura!
Mió do que pimenta nu zói! Melhor do que dinheiro achado em calçada alta!
Mais bagunçado do que o samba do criôlo doido!
Mais fino do que vara de virar tripa!
Mais sujo do que pau de puleiro!
Mais rodado do que juízo de doido!
Mais valente do que cobra de resguardo!
Mais zangado do que siri na lata! Menor de que um grão de mucuím!
Mexe mais do que cobra na areia quente!


Confirmação de um relato:
Eu quero é que Santa Luzia me cegue se isso num fô verdade!
Eu juro pela alma da min’a mãe cuma isso é verdade! Palavra de Deus cuma é verdade!
Eu não quero chegar em casa vivo se isso num fô verdade!
Eu quero é chegar em casa e encontrar a min’a mãe morta se isso num fô verdade!
Eu quero é que um raio mim parta se isso num fô verdade! Eu quero é que um curisco caia na minha cabeça se isso num fô verdade!
Eu quero é ir pretim pru inferno se isso num fô verdade!
Eu quero é cegar durdois zói se isso num fô verdade!
Eu quero é que o cão mim carregue prus quintos do inferno se isso num fô verdade!


Palavras típicas:
Aberar, Aboletar, Abufelar, Abugigar, Adjuntório, Afuleimado, Apragatado, Arrochado, Assuntar, Atarracado, Atufaiar, Avechado, Azogado, Babado, Biboca, Bispar, Bocó, Boga, Boró, Bruaca, Cabueta, Cachaço, Caché, Caé, Cambota, Capiongo, Cartar, Carrambamba, Catiroba, Catrevage, Comandita, Corumbó, Cruviana, Curdiacho, Destá, Diacho, Diango, Dicretado, Discatitar, Disgramada, Dispombalecido, Dispois, Eguage, Empombado, Encafifar, Erado, Escabefado, Escabriado, Escachelado, Escanchavô, Escupetero, Esparroso, Espoletado, Espiar, Estrumar, Fiango, Fogoió, Fuá, Fulejo, Fulo, Furdunço, Furupa, Fusaca, Fuzuê, Galalau, Grelado, Grilado, Guenzo, Improibido, Infuluido, Inhaca, Laia, Leriado,LEZERA, Licute, Loréu, Lorota, Lutrido, Magote, Minchar, Mincho, Miunça, Morêia, Muafo, Mucumbu, Muquirana, Mumunha, Muquifo, Parrudo, Pebado, Pelebreu, Pioncada, Pirangueiro, Preacada, Quiba, Quicé, Quizila, Salseiro, Sarará, Sugesta, Sururu, Sustança, Tamém, Titela, Titubiá, Tope, Tipóia, Torar, Toró, Trambolho, Troiar, Tubada, Urucubaca, Veaco, Zambeta, Zarôi, Zoró.


Expressões peculiares:
Botar sal na moleira.
Cobra que não anda não engole sapo.
Com mulher de bigode nem o diabo pode.
Comer o pão que o diabo amassou.
Conversa pra boi dormir. Conversar miolo de pote.
Capar o gato.
Casa de mulher feia não precisa de fechadura.
Cutucar o cão com vara curta.
Dar com os burros n’água.
De cabo a rabo.
Devagar com o andor que o santo é de barro. Em boca fechada não entra mosquito.
Enfiar a viola no saco.
Engolir sapo.
Escapar fedendo.
Estar matando cachorro a grito.
Entender do riscado.
Ficar com a pulga detrás da orelha.
Ficar com a barba de molho.
Ficar na mutuca.
Ficar na pindaíba.
Ficar de orelha em pé.
Ficar no chove e não molha.
História para boi dormir.
Macaco velho não meta a mão em cumbuca.
Meter o rabo entre as pernas.
Pagar o pato.
Pedir pinico.
Praga de urubu velho não pega em cavalo gordo.
Quebrar a embira.
Quebrar a tigela.
Quem não chora não mama. Quem não tem cachorro caça com gato.
Quem tem rabo de palha não passa perto do fogo.
Saber onde tem as ventas.
Sair na tubada.
Sem eira e nem beira.
Tirar o time.
Ver alma de bigode.
Você pensa que babado é bico?



















Nenhum comentário:

Postar um comentário